Retrospectiva
Retrospectiva 2018
Ano de eleições presidenciais e Copa do Mundo mexeu com os nervos dos brasileiros
Infocenter -
Um ano com eleições e Copa do Mundo tende a ser repleto de acontecimentos. Em 2018, uma greve que parou o país, um casamento real e mortes marcantes somaram-se aos destaques no noticiário e atraíram a curiosidade do público. A primeira vez que um ex-presidente da República foi preso no Brasil, a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e os debates cada vez mais acirrados entre esquerda e direita. Tudo isso ganhou espaço nas manchetes do ano.
Em Pelotas, o ano foi marcante no futebol, com os três clubes da cidade na final das três divisões do Gauchão. Na política, a Câmara de Vereadores lotou diversas vezes para discutir projetos polêmicos. Dois deputados estaduais foram eleitos e o município voltou a ter representatividade na Câmara dos Deputados. E tivemos o primeiro pelotense eleito governador do Estado em mais de um século. Confira mais.
Copa do Mundo
A Rússia recebeu a Copa do Mundo, em uma edição que o Brasil novamente decepcionou, adiando mais uma vez o sonho do hexa ao ser eliminado para a Bélgica nas quartas de final. O título ficou com a França, que encantou jogando um futebol ofensivo com Mbappé, Griezmann, Pogba, Kanté e outros craques.
Eleições 2018
O pleito para definir os governadores, deputados estaduais e federais, dois senadores e o presidente da República ganhou a atenção do público.
Jair Bolsonaro
Deputado por 27 anos, despontou como o grande representante da direita brasileira na eleição presidencial. Marcado por posições polêmicas e alvo de um atentado em setembro, teve na internet seu grande canal eleitoral. Foi eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos.
Greve dos caminhoneiros
Por 11 dias, caminhoneiros pararam as rodovias do país. Afetou o público em geral com o desabastecimento de itens como alimentos e, principalmente, combustíveis. A principal reivindicação do movimento era justamente ligada aos constantes reajustes no preço do óleo diesel.
Luiz Inácio Lula da Silva
Pré-candidato à Presidência da República pelo PT, Lula foi condenado e preso na operação Lava Jato neste ano. É o primeiro ex-presidente brasileiro preso e cumpre, desde abril, pena em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que envolve a aquisição e a reforma de um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo.
A guerra na Síria
Entre altos e baixos, o conflito segue causando dúvidas. Iniciado em 2011, durante as revoltas Primavera Árabe, teve desdobramentos como o surgimento do Estado Islâmico e a divisão do território nacional em pelo menos cinco forças de controle.
Os votos em Bolsonaro
Com o crescimento da imagem de Bolsonaro neste ano, despertou a curiosidade do público. Envolvido em diversas propostas que geravam polêmica e debate, o eleitor foi à internet para sanar suas dúvidas.
O fascismo
O uso da palavra fascista ganhou espaço neste ano. Fazendo referência ao regime de Benito Mussolini na Itália, ganhou significado amplo e pejorativo. Sem uma definição precisa, é ligada ao nacionalismo, ao racismo e ao corporativismo.
A intervenção militar
Outro termo bastante usado nos debates, a intervenção militar resgatou o período do regime entre 1964 e 1985.
Ursal
A União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal) foi criada em tom jocoso em 2001 pela socióloga Maria Lúcia Victor Barbosa. No entanto, a expressão foi tomada a sério posteriormente e o candidato à Presidência da República, Cabo Daciolo (Patriota), acusou o candidato Ciro Gomes (PDT) de instigar a criação do bloco socialista.
Sylvester Stallone
Em um ano que as fake news despontaram nas discussões políticas, boatos ligados à morte do ator fizeram o eterno Rambo e Rocky Balboa ir para o topo das pesquisas. Ele não só segue vivo, como deve lançar Rambo 5 e Creed II em 2019, vivendo seus dois principais personagens na telona.
Pabllo Vittar
Segundo lugar dentre as celebridades mais pesquisadas, a drag queen lançou sucessos musicais, colecionou polêmicas e memes.
Meghan Markle
A atriz estadunidense entrou para a família real britânica ao casar em maio com o príncipe Harry, sexto na linha de sucessão do trono. Ao se tornar realeza, com sua simpatia, ganhou a atenção do público.
Roger Waters
O músico inglês, um dos fundadores da banda Pink Floyd, fez shows no Brasil este ano. Às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, posicionou-se abertamente contra Jair Bolsonaro. Foi aplaudido e criticado por muitos pelas suas atitudes.
Stan Lee
Criador de diversos personagens do Universo Marvel, como os Vingadores, o Quarteto Fantástico e os X-Men, faleceu em novembro, aos 95 anos, vítima de parada cardíaca e respiratória.
Mr. Catra
O cantor brasileiro faleceu, vítima de um câncer, aos 49 anos. Famoso por sua voz potente, deixou 32 filhos.
Marielle Franco
A socióloga e vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Gomes. Ela tinha 38 anos e o crime, embora continue sendo investigado, não foi esclarecido pelas autoridades.
Kylian Mbappé
O fenômeno francês se destacou na Copa do Mundo com apenas 19 anos de idade, ajudando sua seleção a faturar o título. Foi eleito o melhor jogador jovem do planeta e fez parte da seleção do ano divulgada pela Fifa.
Luka Modric
O meia croata foi campeão europeu e mundial com o Real Madrid. Ajudou também sua seleção a alcançar o histórico vice-campeonato mundial na Rússia, sendo eleito o melhor jogador do torneio. E isso lhe credenciou para ser eleito o melhor jogador do mundo.
Um ano histórico na política regional
Eduardo Leite (PSDB) foi, aos 33 anos, o primeiro pelotense eleito por voto direto ao Palácio Piratini. Em apenas 14 anos, saiu da suplência na Câmara de Vereadores ao cargo máximo do Rio Grande do Sul ao vencer o atual governador, José Ivo Sartori (MDB), com 3,1 milhões de votos, representando 53,62% dos votos válidos.
Além da eleição de Eduardo, a cidade voltará a ter a partir de 2019 representação na Câmara dos Deputados. Com 74.789 o atual vereador Daniel da TV (PSDB), ou Daniel Trzeciak, rumará para Brasília.
Para serem deputados estaduais, a região votou nos pelotenses Luiz Henrique Viana (PSDB) e Fernando Marroni (PT). Fábio Branco (MDB), de Rio Grande, Zé Nunes (PT), de São Lourenço do Sul, Pedro Pereira (PSDB), de Canguçu, e Luiz Marenco (PDT), de Santana da Boa Vista, fecham o sexteto que representará a Zona Sul na Assembleia Legislativa.
Projetos polêmicos levaram o público à Câmara para debater e pressionar os vereadores. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Sanep e da iluminação, junto com a criação da taxa de iluminação pública, o Código de Convivência e a CPI dos Exames de Pré-Câncer lotaram o plenário. A votação do projeto de alteração da forma de cálculo e pagamento dos salários dos professores foi uma demonstração da atuação do público pelotense dentro da democracia.
Os exames de pré-câncer
Desde julho, uma dúvida persiste: houve fraude na realização de exames de pré-câncer? Pelo menos três mulheres morreram de câncer de colo de útero ou suas complicações após resultados de exames papanicolau realizados na rede pública terem apresentado falsos negativos. Uma CPI foi criada na Câmara de Vereadores, mas acabou murchando. O Ministério Público continua investigando o caso, bem como uma sindicância interna da prefeitura e do Ministério da Saúde. No entanto, o ano se encerra sem nenhuma resposta concreta.
BR-116 e a obra infinita
As obras de duplicação da rodovia seguem uma incógnita. Pressões garantiram, em novembro, mais R$ 30 milhões para a continuidade da obra. O sonho de ver o trecho pronto continua vivo, mas ainda sem um prazo final para ser realizado.
Dom Jayme Chemello e os 60 anos de ordenação
O bispo emérito de Pelotas e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completou, em 6 de dezembro, seis décadas de sua ordenação como padre. Natural de Caxias do Sul, segue atuante na comunidade católica pelotense, mesmo após sua aposentadoria.
No futebol gaúcho, as finais em Pelotas
As finais das três divisões do Gauchão contaram com a presença do trio Bra-Far-Pel. Na Primeira, o Xavante recebeu o Grêmio, mas foi batido pelo então campeão da América em um agregado de 7-0. Primeiro colocado na primeira fase, faturou o troféu do centenário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No Brasileirão da Série B, um início de sustos e trocas de técnicos. Clemer foi substituído por Gilmar Dal Pozzo, que deu lugar a Rogério Zimmermann. E, como com ele não cai, o final de ano foi de tranquilidade para o torcedor Xavante.
O Pelotas, por sua vez, conquistou o tão sonhado acesso à Primeira Divisão. Na Boca do Lobo, goleou o Aimoré por 4-0 e um agregado de 5-1 e faturou o título da Divisão de Acesso. Na Copa Wianey Carlet, no entanto, a eliminação veio no mata-mata, para o desconhecido Real de Capão da Canoa.
O Farroupilha também realizou o grande objetivo da temporada. Mesmo sendo derrotado pelo São Borja, em casa, na final da Terceirona, garantiu o acesso com o vice-campeonato. Na Copa Wianey Carlet, a campanha foi ruim, o técnico Antônio Freitas acabou saindo ao longo da competição e a eliminação veio na primeira fase.
Destaques do esporte
Antiqua Rugby - A equipe foi vice-campeã gaúcha da Série B de rugby.
Malgi Futsal - A equipe pelotense de futsal garantiu vagas na Copa do Brasil 2019 e na Liga Nacional de Futsal Feminino. Foi vice-campeã gaúcha.
Bianca Borba - Campeã sul-americana de karate kyokushin, no Chile. Garantiu vaga no Mundial que ocorrerá em 2019, no Japão.
Gabriel Robe - Assinou contrato e irá correr na Stock Car em 2019. Esta é a principal categoria do automobilismo brasileiro.
Taison - O atacante do Shakhtar Donetsk foi um dos 23 convocados pelo técnico Tite a disputar a Copa do Mundo da Rússia.
Rodrigo Dourado - O volante, que joga no Internacional, foi eleito o melhor primeiro volante do Campeonato Brasileiro.
Tierri Rodeghiero - Vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Para-Remo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário